segunda-feira, junho 28, 2004

_______________________________________________

Acima de todas as leis está a Ética

Sem dúvida um excelente post, este do Ma-schamba. Do ponto de vista das questões que coloca e do ponto de vista da reflexão que permite. Contudo são muito discutíveis, quanto a mim, as conclusões. Mais do que a lei, julgo ser a ética política que deve sustentar, não só a República como a democracia enquanto regime. Sem dúvida que a legalidade democrática é também um valor em si mesma. Mas além dela e acima dela deve permanecer a Ética.

Vale a pena lembrar, agora, a diferença da postura de Guterres, ao rejeitar a proposta de fugir às suas responsabilidades, quando foi convidado para o lugar que Durão vai, agora, ocupar sem hesitação. E ao assumir, perante os resultados das eleições autárquicas, (onde o partido socialista perdeu o poder, sobretudo em quinze das principais cidades do país), que esses resultados eram um sinal claro ao governo do partido que liderava. Guterres pediu a demissão, recusando o célebre "pântano". Vemos agora a diferença de postura democrática, cívica e ética, entre Guterres e Durão. Aqui é que está a distinção entre como agiu Guterres e como agora age Durão Barroso.

Post-scriptum: Acresce que de acordo com a Lei Fundamental, o Presidente da Repúbilca não é obrigado a reconduzir um governo da maioria actual, podendo legalmente dissolver o Parlamento e convocar eleições antecipadas. Se é legal a opção de reconduzir um governo com base no actual quadro parlamentar, também o é a alternativa que resta ao PR.

Sem comentários: