segunda-feira, maio 03, 2004

___________________________________________

Fonte das virtudes

Entre 1996 e 1998 coordenei um estudo sobre uma parte da zona histórica do Porto (freguesias de Miragaia e Vitória). A equipa incluía além de sociólogas, uma historiadora e vários arquitectos. Nas reuniões de trabalho que efectuávamos no Porto, das quais tenho tanta saudade, uma arquitecta da equipa mencionava, recorrentemente, o património histórico existente na zona. Ficou-me na memória este belo nome para uma fonte: Fonte das Virtudes. Confesso que nunca cheguei a visitar a fonte nas minhas, tão frequentes, visitas ao terreno do estudo. Eis que um blogger do Porto, que terá passado pelo FC, atribuíu ao seu blogue o bonito nome de Fonte das Virtudes. Porque, também eu, desejaria que este Forum conseguisse ser, para os propósitos a que se destina, uma fonte de virtudes, aqui deixo, com satisfação, o registo deste novo blogue sobre a cidade do Porto.

O trabalho que mencionei pretendia diagnosticar as condições sociais e urbanísticas daquela zona da cidade. Recordo-me que a Fonte das Virtudes (conforme registo fotográfico que consta dos nossos arquivos) estava, então, em péssimo estado de conservação. O nosso relatório mencionava isso mesmo. A foto agora visível no blogue do mesmo nome, mostra uma fonte restaurada e conservada. Esperemos, de algum modo, ter contribuído para esse facto. Se assim foi, fico muito satisfeito em saber que o nosso trabalho não terá ido inteiramente "para a gaveta", como é, infelizmente, tão frequente.

Bem haja Pedro Olavo Simões, pelo link para o FC, mas sobretudo pela satisfação de me fazer ir às memórias, tão agradáveis, desses tempos que passei no Porto, com uma equipa de gente de tão aprazível trato.

Sem comentários: