segunda-feira, abril 05, 2004

___________________________________________

O elogio da blogosfera

Em Portugal o elogio não é socialmente correcto. Certamente muitos estarão em desacordo comigo, porém é o que penso. Entre nós é mais fácil dizer mal de alguém ou de algum feito, obra, projecto ou iniciativa, do que elogiar as qualidades, virtudes, beleza, competência, sucesso, de alguém ou de alguma coisa.

Também concordo que isto é um pouco "filosofia de senso comum", mas é também disso que a vida é feita e este blog não será apenas composto por textos de análise científica, comentário político ou escrita maturada por longas horas de reflexão sociológica. Talvez venha a ser, sobretudo, o contrário disso mesmo.

Gostaria de trazer aqui, também, futuramente, as reflexões partilhadas de alguns colegas sobre o nosso campo de trabalho científico, técnico e mesmo pedagógico. Julgo que, numa época em que a voracidade de um quotidano cada vez mais veloz e devorador do tempo lento da reflexão aprofundada, uma ferramenta como os blogs poderiam bem ser um equivalente funcional de outros espaços e tempos que deixámos para trás, no processo que conhecemos de mudança societal, das décadas mais recentes.

Não sei, por agora, se alguém aceitará este desafio. Mas independentemente disso, o Forum Comunitário manter-se-á, enquanto achar que ele se justifica, com os propósitos para que foi criado.

Pelo menos o desafio, que a mim mesmo lancei, procurar-se-á levar até onde ele próprio para mim fizer sentido. Esse desafio individual foi crescendo à medida que, recentemente, fui tomando contacto com a blogosfera e lhe fui descobrindo as potencialidades que, a diversos níveis, a meu ver, fazem dos blogs uma das ferramentas mais ajustadas para combinar os elementos do que me parece ser um dos traços distintivos do mundo para o qual estamos a caminhar a passos largos: crescentes possibilidades de afirmação individualizada das opções de vida, trajectos e inserções sociais (não isentas do crescimento dos riscos associados às escolhas) a par do reforço do crescimento das múltiplas, diversificadas e complexas redes de comunicação, conectando indivíduos e grupos, sustentando relacionamentos sociais, criando participação cívica, iniciativa empreendedora, inovação social, económica e tecnológica.

Tenho encontrado, em muitos dos blogs que com regularidade consulto, sinais claros de que caminhamos naquela direcção. Entre uma lista, não muito extensa, que fui seleccionando para os meus favoritos, destaco, embora por razões descoincidentes, alguns. Este é um elogio sincero, porém interessado. Mas podem, também, ignorá-lo olimpicamente, se assim o entenderem, porque continuarei aqui, blogando, e nos vossos blogs lendo, quase sempre com fruição e prazer, os vossos textos.

Em primeiro lugar destaco o Barnabé, o meu blog preferido, pela qualidade geral dos textos, pelo humor inteligente, pela diversidade dos contributos e pela massiva e destronante fluência do número de posts inseridos.

Em segundo lugar, refiro o Causa Nossa, onde pontuo o gosto, interesse e admiração com que leio as análises de Vital Moreira (que em tempos teve a amabilidade de publicar um comentário que lhe enviei por email). Também leio com atenção e igual gosto outros participantes menos regulares como Luís Nazaré [com o qual estou muito de acordo face à polémica com Vital sobre "a descentralização em curso" - a este tema vou dedicar espaço aqui neste Forum], Ana Gomes, ou Maria Manuel Leitão Marques.

Em terceiro lugar, realço a qualidade da escrita e a - tantas vezes certeira e quase sempre mordaz - crítica do jornalista João Morgado Fernandes do Terras do Nunca.

Em quarto lugar enalteço o cuidado formal e estético e a substância dos textos de Ivan Nunes e o modo como espraia a sua perspectiva original e poética da vida e do mundo em A Praia.

Em quinto lugar refiro Alguns Relativos do País do mesmo nome, que leio regularmente com atenção e interesse.

Em sexto lugar menciono um blog que fala dos Tempos que Correm na perspectiva de Miguel Vale de Almeida, que leio igualmente com frequência e com interesse.

Por fim o Abrupto, que teve, também, a amabilidade de incluir o comentário que lhe remeti por email (a propósito de utentes e consumidores discutidos no Abrupto e no Causa Nossa). Quando o seu autor desce dos mistérios sondáveis de planetas e cometas dos Novos Descobrimentos, aos mistérios insondáveis deste mundo terreno, leio com interesse as suas análises de uma escrita límpida e agradável sobre quase tudo. Umas vezes encontro sintonia de perspectiva e outras nem por isso. Sempre, no entanto, com consideração intelectual pela sua autonomia de pensamento e cultura literária, histórica e política. Se não estou enganado José Pacheco Pereira ocupa um merecido lugar de ideólogo guru do lado direito da blogosfera. [Agora estraguei tudo...]. Publicarei em breve um comentário aos seus posts sobre "A Esquerda e a Direita", que já tenho na forja...

Sem comentários: