sábado, abril 10, 2004

___________________________________________

Bons exemplos no país real

Do professor António Mendes da escola do ensino básico, primeiro ciclo, de Ouguela, em Campo Maior, recebi um simpático email a propósito do Forum Comunitário.

Aquela escola apenas tem cinco alunos e, no entanto, com um professor assim, desenvolve um meritório projecto ao nível do ensino e do trabalho comunitário.

Ouguela vive o problema de tantas localidades do interior do país: desvitalização, envelhecimento e desertificação populacional. Sabemos, como numa lógica de estrita racionalidade económica, de curto prazo, é um factor de desperdício de recursos, ter uma escola com um professor e cinco alunos. Mas a solução é fechar escolas porque nestes contextos desvitalizados têm um escasso número de alunos? Ou, alternativamente, deveria ser olharmos para o modelo de desenvolvimento territorial que estamos a construir e, enquanto é tempo, começar a reverter esta tendência?

Projectos como o de Ouguela, merecem ser acarinhados e não só apoiados como, sobretudo, integrados em projectos mais alargados de desenvolvimento local, em tantas regiões do interior do país, como aliás, com outra configuração, no seio das próprias áreas metropolitanas.

Pensar a rentabilização de recursos, nestes contextos, numa escala intermunicipal, valorizando as potencialidades locais, como sejam recursos humanos insubstituíveis, articulando iniciativas para a promoção da fixação e atracção de população, constituição progressiva de massa crítica local que permita formar lideranças e agenciar capacidades e competências para criar uma dinâmica de desenvolvimento e requalificação destes territórios. Aí sim, deveriam residir as preocupações, nomeadamente, das políticas públicas para o desenvolvimento harmonioso do país.

A esta questão voltaremos, de forma mais detalhada e aprofundada, neste espaço, já que ela foi uma das razões que presidiu à criação deste Fórum Comunitário.

Por agora, queria realçar o exemplo de projectos como o da Comunidade de Ouguela, que deveriam merecer outra atenção, da parte das iniciativas públicas ou privadas, para um desenvolvimento menos assimétrico e mais pautado pela coesão social e territorial do país.

São exemplos como o que recebi do professor António Mendes - dando conta do seu trabalho com a comunidade de Ouguela e da utilização da Internet como meio instrumental para a construção desse projecto, procurando contrariar a tendência dominante para o isolamento e aproveitando bem as oportunidades da rede -, que me fazem acreditar na razão de ser deste Forum Comunitário.

Sem comentários: