sexta-feira, novembro 11, 2005

Portugal telecomido

O princípio de que devem partir os bloggers que se queixam, com inteira razão, da velocidade real das suas ligações, ou da sua largura de banda útil, é que estão a falar de uma empresa do grupo tele come. A partir daí tudo é possível, inclusive velocidades de 25 Kb quando a contratada é de 4 Mb. Mas importa não esquecer que tal como a publicidade diz: "a partir de" -, por exemplo para o valor de uma mensalidade a pagar por um crédito automóvel, dependendo depois do valor do montante de entrada para a aquisição do veículo, nunca explicitamente referido na publicidade - também aqui se diz: "velocidade até 4Mb", o que não quer dizer que se chegue lá. Por vezes fica-se pelos 25Kb... Os restantes Kapas e Megas foram comidos pelo caminho e pela tele come. Dizem os entendidos que a distância entre o ponto de ligação (a casa ou escritório do cliente) e o nó mais próximo da autoestrada (nó de distribuição da rede), pode influir na velocidade. Dizem também os entendidos que a velocidade pode ficar próxima de zero se o número e grau de maldade de intrusões (trojans) no computador for elevado. Trata-se de bichesas mandadas para os nossos pc's quando navegamos na net. Alguns são "inofensivos", outros podem pilhar, apagar, espiar, o conteúdo das nossas vidas informáticas. Aquelas bichesas não são eliminadas pelos melhores anti-virus do mercado, exigem mesmo violência extrema para os liquidar, com arma apropriada. Uma delas, bastante eficaz, dá pelo nome de Spyware Doctor. Quem sou eu, para mandar bitaites informáticos. Ainda mais a quem trata os "baites" por tu. Em todo o caso, a empresa à qual contratei o serviço em causa, há alguns anos, disponibiliza aos clientes um aferidor de velocidade. Faço aí, com regularidade, os testes, bem como na ferramenta disponibilizada pela beltrónica, há algum tempo, e agora testei na maquineta divulgada pelo Tugir. Neste caso pude constatar uma velocidade de 1.52 Mb, quando a velocidade contratada é de 2Mb. Descontando os nós da autoestrada e os espiões que por ela viajam, parece-me haver direitos de consumidor a serem violados na solução tele come e noutras que por aí andam.

Declaração de desinteresse: Não tenho participação nos dividendos da vianetworks, mas até ao presente não tenho tido cortes de serviço frequentes como os que ocorrem com a NetCabo, nem diferenciais de velocidade assinaláveis e não resolúveis com o mata bichesas supra referido. De igual modo, o serviço de suporte ao cliente é rápido e eficaz.Eu cá não aceitaria continuar a ser, assim, telecomido...

1 comentário:

Luís Novaes Tito disse...

Meu caro
Tratar os Bytes ou os bites que inundam as redes por tu é coisa que nem um guru fará.
Eles andam por aí, como as bruxas.
Ficam-me as orelhas a arder quando oiço essas velocidades super das Vianets e quejandas e pouco falta para começar a mudar de casa.
Aguardo um pouco mais. Afinal sempre sou um dos que iniciou a NetCabo em Portugal...