terça-feira, março 15, 2005

_________________________________________________________________

QUESTÕES DE ESTÉTICA

Quem me topa é o João Tunes. Afinidades cinéfilas são afinidades plásticas em geral, é o que é. Sei que o João Tunes viu os filmes exibidos por um cine-clube da capital, com um olho no ecrã e outro na porta por onde podiam entrar "espectadores" indesejáveis, na busca do que por ali se exibia. Já com os dois olhos na tela também eu fui espectador compulsivo dessa filmografia toda. Nesses tempos ainda a minha cervical me permitia olhar sem esforço para o muro branco das projecções dessa pura estética fílmica. Mas até as minhas maleitas o João Tunes descobre. É verdade, já sofro um pouco da cervical, agora. Mas não é que a dita, maugrado o tempo histórico, teima em manter-se direitinha como um fuso? Manias que nos ficam das experiências vividas no passado. Como aqueles murais ideológicos que algumas pintoras por aí andaram a pincelar e teimam em pretendê-los actuais, como se não fosse implacável a caliça do tempo.

Sem comentários: