quinta-feira, março 09, 2006

Lamentável falta de sentido democrático

1. Cavaco Silva fez um discurso inteiramente consensual na tomada de posse. Não tenho dúvidas que poderia ser um discurso de Sampaio. Não tenho, também, dúvidas que fosse aquele discurso feito por Jorge Sampaio e o PCP e o BE aplaudiriam. O não aplauso do discurso do novo PR, na sua tomada de posse, por parte do PCP e do BE, é de muito mau gosto e falta de sentido democrático.

2. Mário Soares teve hoje um gesto que não é próprio de um homem da sua dimensão política como democrata. O facto de não ter cumprimentado Cavaco na sua tomada de posse, como novo Presidente da República, é incompreensível, sob todos os pontos de vista. Tanto politicamente, como pessoalmente, revela um Mário Soares de fraco sentido do que são as regras do jogo democrático. Revela, ainda, um Mário Soares ressabiado que eu me recuso a aceitar como o Mário Soares por quem nutri, sempre, grande admiração como a referência maior da nossa democracia. Inaceitável e lamentável.

3. Podemos não ter votado em Cavaco. Podemos não gostar de Cavaco. Não podemos deixar de respeitar, em actos e não apenas em palavras, a vontade dos cidadãos expressa em votos nas urnas de eleições democráticas. A democracia não é apenas boa quando ganhamos eleições. Continua a ser boa quando as perdemos.

Sem comentários: