domingo, maio 25, 2008

Os funcionários públicos não são cidadãos?

1. Não concordo com o conteúdo deste post de Vital Moreira. Parece-me que os cidadãos que são funcionários públicos, pelo facto de trabalharem na Administração, não deixam de ser cidadãos. Ora, é enquanto cidadãos que me parece que eles recorrem ao Provedor de Justiça por entenderem violados, em algum aspecto, os seus direitos e garantias, justamente, de cidadãos.

2. O que me parece que deveria preocupar, o governo em primeiro lugar, é o volume de queixas dos funcionários públicos. Será que há por aí muito tiranete na Administração que está a cavalgar "oportunisticamente" uma certa ideologia ambiente, para tirar, arbitrariamente, vantagens pessoais ou políticas, em prejuízo dos direitos de cidadania e do Estado de Direito e em favor de auto-promoção pessoal ou de micro-cliques instaladas na Administração? E isto, para que fique claro, independentemente das filiações partidárias desses tiranetes?

3. Talvez fosse aconselhável não tomar a nuvem por Juno e fazer-se uma recolha de informação objectiva sobre o que se estará a passar na Administração que leva tantos funcionários a recorrer ao Provedor de Justiça...

Sem comentários: