quarta-feira, maio 07, 2008

Insustentável

1. Bob Geldof veio a Portugal a convite do BES falar de desenvolvimento sustentável. O conhecido activista disse o que não é o desenvolvimento sustentável, apontando o exemplo de Angola, país que detém níveis miseráveis em todos os indicadores de desenvolvimento, em contradição com os seus indicadores de crescimento económico e criação de riqueza. Num país com uma esperança média de vida próxima da Idade Média Europeia, é na sua capital que encontramos as residências mais luxuosas do mundo. Segundo Geldof, em Luanda existem residências de luxo e valor superiores às que se encontram num dos bairros mais caros do mundo, em matéria de valor imobiliário, Chelsea, em Londres.

2. Perante estas afirmações, o BES fez um comunicado em que se demarca da intervenção do seu convidado. Business oblige. A embaixada de Angola fez, também, um comunicado em que repudia as afirmações do activista irlandês, considerando-as "injuriosas" e contrapõe "o esforço que o Estado angolano tem vindo a fazer para melhorar as condições de vida das populações".

3. O que a representação diplomática angolana em Portugal não fez foi negar as afirmações de Geldof, sobre o "facto imobiliário" por ele referido, apresentando provas das "injúrias" que atribui ao activista.

Sem comentários: