terça-feira, junho 12, 2007

Os cidadãos, as bicicletas e o poder

1. António Costa terá descido de bicicleta do Príncipe Real até ao Cais do Sodré. Marcelo Rebelo de Sousa comentou, com razão: "isso também eu. Agora, eu queria era vê-lo subir de bicicleta do Cais do Sodré até ao Princípe Real."

2. MRS tem razão. Querer fazer de Lisboa uma cidade "ciclável" é um disparate de meia dúzia de artistas que se têm mobilizado para esse efeito porque vêem isso noutras cidades inteiramente planas. Nessas cidades funciona. Importar a ideia para Lisboa é um disparate. São disparates destes que têm consequências no modo como tem sido gerido o orçamento camarário.

3. Exemplo: Há uma via para bicicletas que vai sensivelmente do meu local de residência para o meu local de trabalho. Faço paralelamente todos os dias esse percurso de carro. Nunca vi um único ciclista utilizá-la. Ou melhor, por uma vez vi um. Era o meu colega que também é meu vizinho e que, por sinal, liderou o "movimento de cidadãos" para a construção dessa ciclovia.

4. Não gostaria de ver António Costa ceder a estes "movimentos de cidadãos".

Sem comentários: