sexta-feira, junho 22, 2007

A lógica da estupidez

1. A luta dos pequenos comerciantes urbanos contra a abertura das grandes superfícies comerciais aos domingos apenas é contrária aos interesses dos consumidores e da criação de riqueza no país. Os próprios nada ganham com tal ideia. Aliás, quando questionados sobre a hipótese de abrirem as suas lojas ao domingo, se as grandes superfícies encerrassem, respondem invariavelmente que não. Então, para que serve esta luta se eles próprios não estão dispostos a usufruir dos seus resultados? Este é um daqueles exemplos da lógica da estupidez como diria Cipolla, frequentemente citado no blogue Canhoto. Com tal ideia todos perdem, ninguém ganha.

2. O desafio do pequeno comércio é a aposta na diferenciação, na qualidade, na inovação e nos nichos de mercado. Jamais o pequeno comércio pode pretender concorrer com a grande superfície na lógica das economias de escala e da competitividade baseada na vantagem custo, como é evidente. Não é preciso ser-se um grande empresário para perceber isso. Mesmo as pequenas mercearias de bairro que o perceberam não só não se queixam como são pequenos negócios de elevada rentabilidade.

Sem comentários: