domingo, setembro 30, 2007

Está na altura de voltar às obras

Pobre país, o nosso ©

Santana Lopes já se disponibilizou para liderar a bancada do PSD. O circo voltou à cidade.

sábado, setembro 29, 2007

Estava perante o abismo e deu um salto em frente

"o PS (...) está mais para o lado do morto". E o PSD? A avaliar pelos resultados desta noite, está mais para o lado do desesperado.


Nota: Acabo de verificar que o Daniel Oliveira publicou um post que começa com uma frase mais ou menos igual ao título deste post. Por acaso depois deste ter sido publicado, mas pouco importa, trata-se, de certeza, de mera coincidência. A frase é sugestiva para o sucedido, e as imagens e as anedotas da língua portuguesa também não são assim tão vastas. Sendo o tema Meneses, convém deixar isso claro, dadas as "autorias" recentes do blogger Meneses em matéria de apropriação de texto alheio. Já agora, e ao contrário deste post, o texto do Arrastão é uma análise do resultado das eleições no PSD que vale a pena ser lida.

sexta-feira, setembro 28, 2007

Um branco de carapinha não é natural

D. Francisco Chimoio, arcebispo do Maputo, acha que os europeus querem matar os africanos, enviando-lhes preservativos e retrovirais infectados com HIV. O racismo vem de onde menos se espera. De facto, não é só Mugabe. São muitos anos de inculcação ideológica.

quinta-feira, setembro 27, 2007

Interregno curto nas obras

Mais um milagre de Fátima

Não sei se um padre num hospital pode fazer milagres, mas num estádio de futebol, pelos vistos, pode.

Um preto de cabeleira loira não é natural

Para grande espanto dos ingleses, também há crianças marroquinas loiras. E a blogosfera, pelos vistos, também desfocou, rapidamente, para esse lado, a sua visão de tais contrastes raciais. São muitas décadas de inculcação ideológica.

Lições de quem?

A relação de Santana Lopes com os futebois é igual à de Pacheco Pereira. Diga-se de passagem que ele nunca foi presidente de um clube de futebol e muito menos comentador de vários programas daqueles de amena cavaqueira à volta do tema da bola. Não fosse ele o interrompido e não se passava nada. Mas a blogosfera unânime toma-o já por grande exemplo. A memória é curta. Assim, os santanas safam-se.

quarta-feira, setembro 19, 2007

Encerrado provisoriamente devido a obras
















Após reunir todos os bichinhos que a foto documenta, o autor deste espaço virtual estará, nos próximos meses, a tentar lidar com os problemas que eles levantam.

sexta-feira, setembro 14, 2007

A velocidade do mundo actual

Desta vez o Vietnam acabou mais depressa.

E se a galera se rebela?

O papel que a China pode vir a desempenhar na geoeconomia mundial é cada vez mais preocupane, dadas as "vantagens comparativas" que detém face aos outros dois vértices do triângulo, os EUA e a UE: direitos políticos e sociais quase nulos. Ao contrário da UE e, até certo ponto dos EUA, a China não tem de lidar com as dificuldades na gestão de um estado de bem-estar, mais ou menos enraizado nas culturas políticas e na história de vida de duas gerações de trabalhadores. O que ninguém ainda colocou como hipótese foi uma crise política no gigante asiático, geradora de instabilidade socioeconómica, motivada pela rebelião da galera que faz navegar a economia chinesa à bolina.

Golpes

Sempre achei o desporto uma área de actividade pouco recomendável para pessoas saudáveis. Veja-se o caso da MacLaren.

terça-feira, setembro 11, 2007

Os incentivos fiscais e o desenvolvimento

Os incentivos fiscais às empresas que se localizem no interior do país constituem uma medida necessária, mas não suficiente, para inverter o subdesenvolvimento daquela faixa do território continental nacional. Para gerar desenvolvimento local daqueles territórios continuará a faltar escala, aglomeração e proximidade. Três requisitos que permanecem essenciais à criação de uma dinâmica socio-económica positiva em qualquer território. Ora, a eventual procura de meia dúzia de empresas atraídas por tais incentivos, revelar-se-á insuficiente para atraír população, ou fixar a que lá existe. Sobretudo população com massa cinzenta e capacidade de consumo, que actualmente é aquela que cria dinamismo às economias e aos territórios.

A crença na humanidade (*)

Não confundamos o Zé Germano com o Género Humano. Por horrendo que seja o Zé Germano ele pertence ao Género Humano. O Género Humano também é composto por Zés Germanos, mas não é composto apenas por Zés Germanos. O facto de existirem Zés Germanos não implica que desacreditemos no Género Humano.

(*) A propósito deste excelente post do Bruno do Avatares.


Nota: Este post não pressupõe qualquer tese sobre acontecimentos que, na sua essência, desconhecemos.

O caso McCann

Cenário 1 (sério). O casal McCann não voltará jamais, em toda a sua vida, a pisar solo português, a avaliar pela sua escolha como conselheiro jurídico inglês.

Cenário 2 (humor). Depois do Prós e Contras desta semana, que provocará um volte-face na tendência lusa de julgamento em praça pública que se vinha registando, e depois do volte-face da media britânica, em sentido contrário; o casal que fugiu à "hostilidade portuguesa", ainda se vai arrepender de ter nascido sob a bandeira de Sua Magestade e pedir asilo humanitário, na aldeia da luz.

Nota: Nenhum destes cenários pressupõe qualquer tese sobre um crime, cujos factos são, na sua essência, desconhecidos de todos nós.

sexta-feira, setembro 07, 2007

Eles, os pretos da Europa

Dizia um repórter da Sky News que os interrogatórios na PJ demoram muitas horas porque "num país como Portugal as declarações não são gravadas mas sim transcritas a caneta". Isto fez-me lembrar o folheto que certa vez li em inglês num aparthotel no Algarve, propriedade de ingleses, referindo-se à paisagem algarvia: "paisagem típica do norte de África".

quinta-feira, setembro 06, 2007

Sentido de Estado

Tanto Menezes como Mendes falaram hoje de um sentimento de insegurança no país, tentando capitalizar, amplificando, os três assaltos à mão armada que ocorreram nos últimos dias. São estes dois homens que disputam o lugar de candidato a primeiro-ministro em 2009. Pobre oposição, a nossa.

quarta-feira, setembro 05, 2007

A rentrée

Três ministros na AR para darem uma mãozinha para levantar o nosso líder, p.f.

Aos que ainda não perceberam o que mudou

E se o governo não baixar os impostos, nem mesmo em 2009, e ainda assim o partido socialista ganhar as eleições? Qual será a reacção do PSD?

segunda-feira, setembro 03, 2007