quinta-feira, julho 05, 2007

Participação

O conceito de participação tem muito que se lhe diga. Porque achará o caro LNT que participe seria mais ajustado do que esteja presente, no caso de um cartaz de apelo para um comício? Bem sei que o participe é o mais usual neste caso, mas sempre gostaria de saber o que significa a ideia de participar num comício que exceda o estar presente. Participar significa, no caso de um comício, bater palmas? gritar palavras de ordem? assobiar os adversários? erguer mais alto a bandeira? Em que consistirá exactamente o conceito de participação no caso de um comício?

1 comentário:

Luís Novaes Tito disse...

Como diria a Dr. Maria José, eu sei que o WR sabe que sei que o WR sabe a diferença entre participar num comício ou estar nele presente. E sei porque já estive em comícios e participei e já estive em comícios sem participar (e estou convencido que ao Walter já terá acontecido o mesmo).
Isto não é um jogo de palavras, mas sim uma constatação.

Agora, em termos de discurso político, a coisa é pior. Convidar alguém para estar presente numa acção de campanha política tem uma carga completamente diferente de um outro convite para estar presente.

Activo e passivo não têm o mesmo significado.

No entanto percebo a sua perplexidade.
A mensagem até agora passada é a de que a candidatura à CML é de António Costa.(individual)
Quase esquecemos que a candidatura é de uma lista do Partido Socialista. (colectivo)

Como digo no meu texto é uma questão de conceito.

Um abraço