sexta-feira, abril 08, 2005

_________________________________________________________________

ACONTECEU NA TELEVISÃO PÚBLICA A PROPÓSITO DA MORTE DO PAPA

Algo que desde cedo me incompatibilizou com as religiões é o seu ascetismo. Toda a religião é intrinsecamente ascética, o que a mim me causa uma certa repulsa. Também daí vem o meu precoce agnosticismo. Digo precoce para quem nasceu e viveu os primeiros anos de vida, como a maioria de nós, num ambiente familiar e de sociabilidade crente e católico. Um certo dia, há uns três ou quatro anos, tive de participar num seminário durante dois dias nas instalações da Fundação Aga Kahn em Lisboa, onde às refeições não se servem bebidas alcoólicas e onde quem quiser fumar tem de o fazer no passeio, no exterior das instalações, no qual aquela Fundação colocou cinzeiros para o efeito. Julgo que apenas disponíveis nos dias em que recebem os ímpios, como eu, adeptos dos prazeres terrenos e da luxúria.

Sem comentários: