quarta-feira, novembro 09, 2005

Vale a pena lembrar

1. Que o país "modelo de integração dos imigrantes" é um país de motins urbanos recorrentes, protagonizados não por imigrantes, mas por "afro-americanos", na expressão, não inocente, de alguma literatura e media norte-americanos.

2. Que se o modelo securitário e policial fosse solução do que quer que seja, para lidar com a "desordem", a "criminalidade", o "vandalismo" e a "violência urbana", a sociedade norte-americana seria a mais pacífica sociedade do mundo e não teria as taxas de criminalidade que tem.

3. Que a segregação residencial possui as suas causas na lógica de funcionamento do mercado imobiliário e, no caso europeu, no facto do sector público, sobretudo municipal, ter entrado no jogo do mercado imobiliário - a par dos promotores privados - e aí desempenhar, com frequência, um papel passível de uma grande discussão do ponto de vista do que deveria ser o papel do poder público nas politicas inclusivas, integradoras e de coesão social e territorial. O debate sobre a "guetização" dos "bairros sociais" na europa terá de passar por aquela discussão.

Sem comentários: