quinta-feira, abril 05, 2007

A riqueza que os imigrantes produzem

1. Merece aplauso a iniciativa dos Gato Fedorento noticiada aqui. Uma forma de evidenciar a estupidez que a xenofobia e o racismo representam é o humor.

2. "Imigrantes valem 7% da riqueza do país". Esta é outra forma de mostrar que os argumentos da xenofobia são absurdos. Como exemplifica a jornalista do Diário Económico: "Os imigrantes que trabalham em Portugal produzem o equivalente a uma Portugal Telecom por ano: ou seja, 11 mil milhões de euros.".

3. Mas Portugal não precisa de imigrantes "porque [aqueles] desempenham as funções que os portugueses não querem”, como sustenta o Alto Comissário para a Imigração e como, frequentemente, se veicula. Sendo verdade que a maioria dos imigrantes desempenha actividades menos procuradas pelos nacionais, esse não é o argumento válido para a mais-valia que os imigrantes representam. A prazo, os actuais imigrantes, ou os seus descendentes, desempenharão outras actividades e a sua integração na sociedade portuguesa continuará a ser uma mais valia, como o atestam a história de todos os países que acolheram e integraram fluxos significativos de imigração. A diversidade social e cultural e a inovação que daí pode resultar, de que a economia e a sociedade portuguesas ainda estão bem carecidas, essas sim, são a grande mais-valia da imigração. São a maior riqueza que os imigrantes produzem nas sociedades que os sabem acolher.

Sem comentários: