sexta-feira, março 03, 2006

Primeira lei do Abrupto sobre a blogosfera - demonstração empírica

"NOTA 1 : Ao se passar da Posição à Contradição o debate ganha uma dimensão ad hominem. A maioria dos debates na blogosfera são ad hominem, na tradição da polémica à portuguesa."
(...)
"NOTA 5: Os Ódios de Estimação têm grande representação na blogosfera."
(...)
"Nenhuma destas leis se aplica ao Abrupto, por razões de ordem transcendental ou metafísica."

Exemplo prático retirado do Abrupto:

«Bom retrato de Sócrates feito por Valupi no Aspirina B:

"Sócrates é muito irritante. Tem uma pose sempre no limite da arrogância possidónia, tendência que se tem agravado com a idade e os papéis do poder. Mas Sócrates torna-se simpático quando se irrita; o que lhe acontece com facilidade, de resto. Aí, o seu temperamento sanguíneo tem uma genuinidade que se distingue dos artificialismos da circundante pandilha. Sente-se-lhe o gosto em passar responsos paternalistas, exercício que atinge o auge quando a vítima é Marques Mendes. A sua voz também se modula de acordo com a bancada do interlocutor: o CDS é tratado com indiferença fria, o PSD com agressividade cúmplice, o PCP com petulância agastada e o Bloco com bonomia agreste.»


In: Abrupto (Sócrates, e o PS em geral, são "ódios de estimação" do Abrupto. Ainda que o BE seja outro dos seus "ódios de estimação", no caso, o post de "ódio de estimação" inserido num blogue maioritariamente BE, serviu o "ódio de estimação" maior do Abrupto)

Sem comentários: